INFORMAÇÕES DA PJ PARA A CONTABILIDADE

Boletim 7

Contabilidade: Documentos  da PJ que deve enviar mensalmente para o contador

 


 

Os documentos registram  fatos patrimoniais da empresa, e será necessário um contador. Esse profissional cumpre uma função muito importante na  manutenção e regularidade das empresas com as informações disponíveis.

 

Através destas informações fornecidas pela empresa,  é transmitido pelo Escritório Contábil, as chamadas obrigações acessórias, Declarações contendo dados para o Governo. A omissão e erros nas informações enviadas para contabilidade, pela empresa,  ocasionará penalidades.

Isso acaba sendo pior em tempos atuais com SPEDs, cruzamentos e mais obrigações inteligentes sendo criadas pelo Fisco. Por isso é tão importante entregar boas informações para o escritório.

A entrada de  boas informações as chances de que a saída seja boa é maior. A Contabilidade é o espelho da Administração da Empresa.

O Governo nos últimos anos transformou as obrigações acessórias das empresas, através do projeto Sped, exigindo muito mais informações, e principalmente consistência nelas. Essa rede de informações das empresas se cruzam para criar uma verdadeira rede de prevenção à sonegação fiscal.

A ECD (Escrituração Contábil Digital) e a ECF (Escrituração Contábil e Fiscal), substitui a Declaração de Imposto de Renda Juridica.

A exigência de boas informações ano após ano exige cada vez mais informações em tempo real.

 

As informações financeiras sempre foram bem monitoradas com obrigações, como o e-Financeira e o Decred.

As informações sobre transações em espécie, será através da  DME que  atinge pessoas físicas e jurídicas.

Todas essas mudanças ampliam em muito a capacidade de fiscalização dos governos, as responsabilidade dos contadores em entregar as obrigações e a dos empresários em enviar documentos de suas operações

Como colaborar com a contabilidade?

Fazer todas essas obrigações não é fácil, mas se torna mais difícil  se  houver  falha na informação ou se  é incompleta.  O trabalho em parceria se torna muito importante.

 

O empresário deve garantir o acesso a todas as informações ao contador, com documentos em bom estado, hábeis e organizados. Três ações podem ajudar e muito o contador:

 

.  Organizar as finanças da empresa é papel do empresário. Isso ajudará nas decisões empresariais e poderá orientar o contador para o registro contábil.

Emitir todas as notas fiscais de venda de produtos e serviços ? Essa  é uma obrigação que consta em Lei.  A omissão de receitas é um dos grandes motivos de fiscalização, e não emitir as NOTAS FISCAIS  pode prejudicar a entrega de obrigações.

 

       . Separar as finanças da Pessoa Jurídica da Pessoa Física ? Deve  entender que a PJ e a PF não se confundem, Se houver confusão  patrimonial entre elas,  o prejuízo de informações é grande.

 

-  Quais documentos precisam ser enviados?

 

Todos os documentos a serem enviados, tiveram ou terão algum impacto financeiro e patrimonial  na empresa.: Sejam eles comprovantes de gastos e receitas, contratos futuros, empréstimos, processos judiciais, notas fiscais, extratos bancários ou a posição de duplicatas descontadas.

 

Documentos da área trabalhista

Neste grupo, são importantes todos os documentos que tenham como base a relação de trabalho, assalariado ou não na empresa.

·         Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição Sindical, outras Contribuições Sindicais;

·         Recibos de pagamento: Salários, Pró-Labore, Férias, Vale Transporte (compra e entrega) e Atestados Médicos de Funcionários

·         Movimentos e recibos de autônomos e Cooperados.

 

Poderão servir também para a análise das obrigações acessórias.

Documentos do Movimento Fiscal

Esse é um dos mais importantes, pois existem impostos que são pagos logo nos primeiros dias do mês.

Aqui é necessária alguma atenção dada a importância das obrigações tributárias. A empresa é responsável pela obrigação tributária.

Assim como são os casos de retenção de impostos e de substituição tributária.

Saiba o que levantar no movimento fiscal:

·         Todas as notas fiscais: De entrada e saída, de serviços prestados e tomados, conhecimentos de transporte e compra de bens; Telefonia e de Energia Elétrica.

 

·         Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS, DARF?s, GARE?s e GNRE?s.

 

O controle das  retenções é primordial para que a empresa não tenha prejuízo. Por isso é tão importante ter as informações quase que imediatas.

  Movimento Contábil

No movimento contábil temos todos os outros documentos financeiros.

·         Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Posição de Empréstimos e Desconto de Duplicatas;

·         Recibos e Contratos: de Locação, de honorários, despesas diversas e contratos a pagar;

·         Comprovantes diversos: de despesas e de receitas;

·         Arquivos eletrônicos: como extratos em ofx e controle de caixa.

No movimento contábil, temos o controle de caixa. Por mais simples que ele seja, é super importante entrega-lo nos documentos mensais.

AUTOMATIZAÇÃO NO ENVIO DE DOCUMENTOS.

Atualmente a  WSNNEGOCIOS, procura  através de nuvens ou por meio de upload, em avisos por email.  O envio de documentos Em formato PDF.

A integração automática de extrato para facilitar a conciliação. Tudo pensando na produtividade e economia. (procure saber com Setor Contábil).

EM SINTESE

O contador cumpre importante  papel para as empresas, porém para  isso é necessário informações e documentos. As obrigações e sua complexidade se elevaram nos últimos anos exigindo ainda mais de ambas as partes. A entrega de documentos passa a ser essencial nas áreas Fiscal, Contábil, Trabalhista e Estoques.

A boa organização será necessário o cumprimento de boas práticas pela empresa, como realizar um controle de caixa, emitir todas as notas fiscais e ainda separar as contas PJ e PF.

A WSNNEGOICOS  TEM  soluções para a entrega de documentos com avisos automáticos e transmissão segura. Procuramos através da praticidade, ORIENTAR dando alternativas, conforme a realidade de cada cliente. Em busca de um sistema de controle de caixa pratico e eficiente para os clientes. Sempre procurando não sair fora do foco, que é demonstrar  através dos mesmos, a realidade dos fatos ocorridos na empresa.  E que  resultarão na  boa  segurança e qualidade de informações para o FISCO. A BOA ADMINISTRAÇÃO INTERNA, REFLETIRA  EM contabilidade e informações para o FISCO.